Escuro Claro

SCHAEFFLER

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Schaeffler ou Schaeffler Group (originalmente em alemão: Schaeffler-Gruppe; nome completo: Schaeffler Technologies AG & Co. KG) é uma companhia privada de grandes fabricantes de componentes automotivos, aeroespaciais e industriais. O grupo tem várias marcas de produtos, INAFAGLuKHydrel, e outros. Sociedade matriz é a sociedade anônima Schaeffler AG, que surgiu o 13 de outubro de 2011 da sociedade de pessoas Schaeffler Holding GmbH & Co. KG.

No ano 2012, o Grupo SCHAFFLER empregava em 180 locais em todo o mundo mais de 76.000 pessoas, entre elas aproximadamente 29.800 na Alemanha. As vendas mundiais totalizaram 11,1 bilhões de euros em 2012. Sua sede principal esta localizada em Herzogenaurach.

A empresa era desconhecida perante o público em geral até o outono de 2001, quando adquire a empresa FAG. No verão de 2008, seguiu com a aquisição da Continental AG. Os motivos de sua baixa popularidade, perante o público em geral, se dava ao fato de que se tratava de uma empresa familiar, e seus produtos não tinham como foco diretamente os consumidores finais.

Proprietários

Em 1946, os irmãos Wilhelm Schaeffler (1908-1981) e Georg Schaeffler (1917-1996) fundaram a empresa. A viúva do fundador da empresa Georg Schaeffler, Maria-Elisabeth Schaeffler, possui atualmente 20%, e seu filho Georg Friedrich Wilhelm Schaeffler  80% da empresa. A empresa operacional do Grupo Schaeffler e o investimento na Continental AG foram transformados no dia 13 de outubro de 2011 em uma sociedade anônima que agora é chamada Schaeffler AG

História

O Grupo SCHAEFFLER tem sua origem na empresa Davistan AG em Katscher na Alta Silésia, que em 1933, depois que seus fundadores judeus tiveram que fugir por causa do nazismo, estava completamente endividada e foi assumida por um consórcio de bancos.

1939 Wilhelm Schaeffler adquiriu a empresa e fabricava durante a Segunda Guerra Mundial, utilizando o novo nome de “Wilhelm Schaeffler AG”, com trabalhadores escravos de toda Europa, produtos têxteis para a Wehrmacht e, a partir de 1941, passou a produzir rolamentos de agulhas para as esteiras dos tanques de guerra. Segundo informações de Spiegel TV é possível que neste tempo os produtos têxteis tenham sido feitas dos cabelos de prisioneiros dos campos de concentração, mas segundo as investigações do historiador Gregor Schöllgen, que examinou a história da empresa em nome da família, essas acusações, de acordo com o conhecimento disponível atualmente, não podem ser confirmadas.

Em 1945, a empresa mudou-se para Schwarzenhammer na Alta Francónia por causa do avanço do exército soviético. Na primavera de 1946, os irmãos Wilhelm e Georg Schaeffler fundaram com dois sócios em Herzogenaurach, a empresa junto com a companhia Industrie-GmbH, que inicialmente fabricou botões e fivelas de cinto feitos de madeira, e depois mudou-se para fabricar também ferramentas.

Em 1949, Georg Schaeffler desenvolveu os roletes para os rolamentos de agulhas, que levou a empresa Industrie Nadellager (INA) ao sucesso.

Em 1951, a Saar Nadellager oHG foi fundada em Homburg como primeira filial da INA na Alemanha.

Em 1956, seguiu a primeira filial estrangeira em Haguenau.

Em 1958 foi inauguração da fábrica em São Paulo, Brasil.

Em 1965 foi adquirida, com a participação da INA, a Lamellen und Kupplungsbau August Häussermann em Bühl e renomeada para LuK Lamellen und Kupplungsbau GmbH.

Em 1979, efetuou-se a participação na Hydrel AG, na Suíça.

Em 1984, o investimento na Helmut ELGES GmbH, Steinhagen.

Em 1991 e 1992, as empresas em Skalica, Eslováquia, e Ansan, Coreia, foram inauguradas.

Em 1995, surgiu a INA Bearings China Co. Ltd. em Taicang, China.

Em 2000, a participação maioritária na REGE Motorenteile GmbH foi adquirida.

Em 2001, o Grupo adquiriu a concorrente FAG Kugelfischer em Schweinfurt, e a transformou em uma empresa privada sem ações.

Hoje, o Grupo Schaeffler fabrica vários componentes para a indústria automotiva, engenharia mecânica e indústria aeroespacial, utilizando as marcas INA, FAG e LuK. Na divisão Automotiva surgem componentes e unidades para motores, transmissões e chassis, componentes para as indústrias de tecnologia de acionamento, máquinas de produção, indústria pesada, indústria de bens de consumo, energia eólica, equipamentos de transporte ferroviário.

Desde o início da década de 1970, também peças para motores são desenvolvidas e produzidas, tais como elementos de compensação da folga das válvulas, transmissão por corrente e correias de transmissão, balancins, ajustadores da árvore de cames e fusos de esferas de direção eletromecânica. A tecnologia de núcleo da empresa conta, entre outros, com a transformação fria (desenho de profundidade). A empresa detém em 40 locais de desenvolvimento em todo o mundo aproximadamente 18 mil patentes e pedidos de patentes e é uma das maiores entidades de formação profissional no norte da Baviera.

No dia 4 de outubro de 2013, Schaeffler anunciou que o anterior diretor executivo Juergen Geissinger deixa a companhia por acordo mútuo e com efeito imediato. No 4 de junho de 2014 Schaeffler anunciou que o até então presidente em exercício provisório, Klaus Rosenfeld, assume a direção do grupo de forma permanente.

Em janeiro de 2013, o grupo ocupou a posição 11ª dentre as 500 maiores empresas de família na classificação da revista Wirtschaftsblatt.

Aquisição da Continental AG

Em 14 de julho de 2008, o Grupo Schaeffler confirmou o seu interesse fundamental em uma parceria com o fornecedor automotivo Continental.  Em 15 de julho de 2008, uma primeira oferta no valor de 69,37 euros por cada ação da Continental foi apresentada. Ao mesmo tempo, foi anunciado que o Grupo Schaeffler tinha assegurado uma participação de aproximadamente 36% das ações através de equity swaps com liquidação financeira. Em 21 de agosto de 2008, o Grupo Schaeffler concluiu com a Continental AG um acordo de investimento. A parceria entre o Grupo Schaeffler e a Continental AG deve ser concluída dentro dos próximos quatro anos em uma participação minoritária de até 49,99%. Garantia para salvaguardar os interesses de todos os acionistas da Continental AG informa o ex-chanceler alemão Gerhard Schröder.

O Grupo Schaeffler apresenta uma oferta para aquisição de 90% das ações da Continental AG, a um valor de 75 euros. O preço das ações caiu temporariamente a cerca de 20 euros. Por causa de obrigações resultantes da oferta inicial de aquisição, o Grupo Schaeffler tinha que aceitar o alto preço das ações da Continental. Os mais de 49,99% de ações excesso foram repassados aos bancos participantes. O resultado foi que o grupo Schaeffler teve que arcar com as dívidas resultantes da queda das ações da Continental AG, que foram originalmente previstos como garantia para a dívida, no início de 2009, apenas cerca de um quarto valiam tanto como originalmente previsto.

31 de agosto de 2008, Manfred Wennemer deixou, a seu próprio pedido, o cargo de Presidente do Conselho de Administração, cargo que ocupou desde 11 de Setembro de 2001. Foi sucedido por Karl-Thomas Neumann.

Entre a Continental e a Schaeffler iniciou-se uma disputa, como a enorme dívida podia ser reduzida e a fusão pudesse ser concretizada. Após Schaeffler adquirir no início de 2009, a participação de fato maioritária na Continental AG, o presidente da Continental Hubertus von Grünberg renunciou em 24 de janeiro de 2009.

Continental e Schaeffler consolidaram um total de cerca de 23 bilhões de euros de dívidas, e tentaram em janeiro de 2009, receber ajuda estatal para a subsistência do Grupo Schaeffler. Os governos dos estados Baixa Saxónia e Baviera discutiram uma ajuda no valor de cerca de 500 milhões de euros, e do governo federal garantias no valor de 4 bilhões de euros foram foram oferecidas.

Para chamar a atenção para a situação que ameaçava sua subsistência, os empregados da empresa fundaram a iniciativa Auch wir sind Schaeffler (nós também somos Schaeffler). Em uma primeira ação, em fevereiro de 2009, 8.000 empregados e muitos parceiros da empresa, se reuniram em Herzogenaurach para um ato em prol da preservação do Grupo Schaeffler.

O Grupo Schaeffler comparou a sua importância para a indústria automotiva, com o banco norte-americano de investimento Lehman Brothers para o setor bancário. Prometeu um reembolso rápido de auxílios estatais com juros que nunca foram solicitados ou usados.

Nas negociações com o sindicato IG Metall, amplas concessões para uma ampliação da coparticipação na empresa e a publicação dos resultados financeiros foram feitas.

Em meados de março de 2009, Klaus Rosenfeld, o ex-diretor financeiro do Dresdner Bank, foi nomeado como o novo diretor financeiro.

Em 19 de outubro de 2009 Wolfgang Reitzle foi nomeado presidente do Conselho de Administração da Continental AG.

Em 6 de janeiro de 2010 Continental marcou um total de 1,1 mil milhões de euros em receitas brutas para a emissão de 31.000.000 novas ações. A Schaeffler KG, M. M. Warburg & Co KGaA e a B. Metzler Seel. Sohn & Co. depois do incremento do capital, juntos tinham pouco mais do 60% da Continental AG.

Produtos

INA

INA (Industrie NAdellager)

  • 1946 os irmãos Wilhelm e Georg Schaeffler fundaram, com dois parceiros, a Industrie-GmbH, e, depois, a INA-Schaeffler KG, em Herzogenaurach.
  • 1949 o desenvolvimento do rolamento de roletes por Georg Schaeffler faz dos rolos de agulhas um componente confiável para a indústria.
  • 1965 a INA participa na fundação da LuK Lamellen und Kupplungsbau GmbH em Bühl, que foi completamente adquirida em 1999 para expandir a competência como fornecedor de sistemas da indústria automotiva.
  • 1996 Georg Schaeffler morre aos 79 anos de idade. Maria-Elisabeth Schaeffler e o seu filho Georg F. W. Schaeffler continuam a sua obra de vida.

Desde 1998, Juergen M. Geißinger é gerente da INA, e com a transformação da Schaeffler GmbH, fundada em 2010, em uma sociedade anônima em 13 de outubro de 2011, passa a ocupar o cargo de diretor executivo da Schaeffler AG

FAG

FAG (Fischers Aktien-Gesellschaft)
  • 1883, Friedrich Fischer construiu em Schweinfurt uma retífica de esferas. Com ela foi possível pela primeira vez amolar redondamente esferas de aço. O aparelho aprimorado por Fischer e Wilhelm Höpflinger é registrado como patente em 1890. Com isso a primeira pedra é colocada para o nascimento da indústria de rolamentos nos anos subsequentes.
  • 29 de julho de 1905, a marca FAG é registrada pela Oficina de Patentes e Marcas Registradas em Berlim.
  • 1909 Georg Schäfer (I) assume a empresa em dificuldades “Erste Automatische Gußstahlkugelfabrik, vormals Friedrich Fischer, AG” e a transforma em 1 de novembro em uma sociedade em nome coletivo.
  • 1914-1918: Durante a Primeira Guerra Mundial, o número de empregados dobrou a 2.000.
  • 1925 Georg Schäfer (I) morreu.
  • 1929: Como a única empresa do setor, Georg Schäfer (II) não participa com a FAG na fusão concluída sob a pressão da SKF sueca no setor da indústria de rolamentos alemã. Schäfer usa o espaço livre criado pela fusão para um sucesso estupendo. Durante a crise econômica mundial, o número de empregados aumenta em 50% chegando a aproximadamente 3.000 (1939: 9.000).
  • 1941: Mudança do nome em “FAG Kugelfischer Georg Schäfer”.
  • 1945: Como um dos principais fornecedores para a indústria de defesa, a empresa emprega 11.700 pessoas, incluindo muitos trabalhadores forçados.

Após a guerra ocorre, com a decisão dos aliados, a desmontagem completa das instalações industriais danificadas durante a guerra.

  • 1948: Recomeço da gestão por parte dos parceiros gerais Otto e Georg Schäfer. FAG pode estabelecer-se como um dos principais fabricantes de rolamentos do mundo.
  • 1968: Aquisição da empresa austríaca AKF (Allgemeine Kugellagerfabrik Ges.m.b.H.).
  • 1975: Morte de Georg Schäfer (II). O Grupo FAG Kugelfischer tem cerca de 30.000 empregados em todo o mundo.
  • 1979 Venda do segmento de sistemas de injeção de Kugelfischer a Bosch.
  • 1985: Conversão da sociedade em nome coletivo numa sociedade em comandita por ações. O acionista majoritário é a família Schäfer.
  • 1991: Em Pößneck a companhia Kugelfischer compra Rotasym da Treuhandanstalt. A fábrica Rotasym foi fechada pouco tempo depois.
  • 1993: Por causa do engajamento nos novos estados federais (DKFL) a empresa fica numa crise que ameaça a sua existência. Sob a liderança de Kajo Neukirchen efetua-se o saneamento. A empresa é dissolvida e o número de empregados reduzido pela metade. A família Schäfer se retira do Conselho de Administração.
  • 2001: INA-Schaeffler adquire todas as ações da FAG, e em 2003 leva a empresa da Bolsa. A empresa tradicional FAG Kugelfischer foi finalmente dissolvida em 1 de Janeiro de 2006 e integrada nas operações do Grupo Schaeffler (Schaeffler KG). Dentro do Grupo Schaeffler a marca FAG é representada em todos os setores – Aeroespacial, Automotiva e Industrial.

LuK

LuK (Lamellen und Kupplungsbau)

Com sede em Bühl na Floresta Negra, é um fornecedor de cadeias cinemáticas para automóveis e foi fundada em 1965 pelos irmãos Georg Schaeffler und Wilhelm Schaeffler na zona industrial de Bühl como LuK GmbH. LuK tem sua origem na empresa Lamellen- und Kupplungsbau August Häussermann que foi fundada em 1927 em Esslingen-Mettingen.

A gama de produção da empresa sob a direção de Häussermann foi ampliada após a Segunda Guerra Mundial com a inclusão de embreagens de veículos a motor e discos de embreagem. Somado a isso foi a produção de molas de disco, que se tornou parte integrante das embreagens manufaturadas de veículos a motor. Em maio de 1965, a LuK acrescenta recursos nos discos de embreagens para o sucessor do Volkswagen Fusca em série. A partir de 1967, a empresa cresceu e se expandiu em Alemanha e no exterior. A produção em série de embreagens de veículos para outros fabricantes conhecidos de automóveis nacionais e estrangeiros seguiu. Além disso, também foram produzidas em série embreagens para tratores e máquinas agrícolas. Um outro setor da empresa é o comércio com peças de reposição de embreagens para a exportação. De esta linha de negócios derivou em 1975 a AS Autoteile-Service GmbH (mais tarde LuK Aftermarket, hoje Schaeffler Automotive Aftermarket GmbH & Co. KG) em Langen, perto de Frankfurt am Main.

No final dos anos 1970, o volume de produção aumentou para mais de 200 milhões de marcos. O Volante Bimassa (ZMS) desenvolvido pela LuK, aclamado como novidade mundial em 1985, tem prevalecido para o amortecimento de vibrações em árvores de transmissão.

Em 1995 LuK produziu as primeiras embreagens auto ajustáveis (SAC) em série.

Desde 1999 LuK fornece componentes para a nova transmissão variável (CVT) com o nome “Multitronic” de Audi.

Em 1 de janeiro de 2000, o Grupo Schaeffler adquiriu os 50 por cento restantes do grupo LuK da Valeo.

A gama de produtos do Grupo LuK compreende hoje sistemas de acoplamento, amortecedores de torção e componentes de transmissão para transmissão variável, automática e transmissão de dupla embreagem. A LuK é hoje, com mais de 8.000 empregados, (3.800 já na sede principal em Bühl), um dos maiores empregadores do “Regio Pamina” (Palatinado, Norte-Alsace, Reno Superior Central).

A Schaeffler Automotive Aftermarket (antes de 1 de janeiro de 2009: LuK-Aftermarket) vende peças de reposição das marcas LuK, INA, FAG e Ruville para as oficinas de automóveis e o comércio em geral.

Em março de 2006, as fábricas do setor bombas (LuK Fahrzeughydraulik und LuK Automobiltechnik) foram vendidas e continuadas por terceiros sob o nome ixetic GmbH.

Todo texto deste artigo é cópia fiel do publicado na Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Schaeffler_Group

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